terça-feira, 28 de maio de 2013

Diário da Mobilização, 27/05/2013

Dia agitado!

Os espaços da programação funcionaram bem, apesar de alguns conflitos entre estudantes e professores ou mesmo outros estudantes. Estamos enfrentando dificuldades para estabelecer diálogo com algumas pessoas.

O museu da ocupação foi inaugurado no IB. Obras de arte moderna encontram-se em frente às salas onde, por deliberação, não deveriam estar ocorrendo aulas.

Pelos dias que seguem, a ocupação sofrerá algumas mudanças geográficas, para que os eventos anteriormente programados para o feriado não sejam comprometidos.

Estamos encaminhando alguns chamados aos professores para que façam aulas públicas acerca da greve e da mobilização, e pedimos que aqueles que apoiam nossa luta comecem a se manifestar publicamente. Precisamos desse apoio!

O curso de Ecologia é o primeiro a entrar em consenso pleno e não assistirão mais a nenhuma aula. Qual será o próximo?

Hoje a mobilização foi madrugada a dentro. Estamos pensando em criar uma Comissão de Insônia, sob o lema "nós trabalhamos enquanto você dorme". Agradecimento especial ao pessoal da Segurança que tem mantido as rondas e feito companhia noite afora, além dos muitos litros de café.

O balanço da ocupação fechou com uma reflexão sobre respeito. Somos um grupo heterogêneo e precisamos nos ouvir mais. Só assim construiremos um movimento com identidade que seja realmente coletiva.

Boas notícias! A mobilização das UNESPs está crescendo.

Greve Estudantil: Assis, Marília, Ourinhos, Rio Claro, São José do Rio Preto, São Paulo e São Vicente.
Greve Técnico-Administrativa: Assis, Bauru, Ilha Solteira, Marília, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

Programação do dia:

08h00 Café da manhã
09h30 Grupo de Discussão: Movimento Estudantil; Agronegócio
12h00 Ensaio aberto do Oro Ari
14h00 Almoço
15h00 Mesa com as professoras Maria Antônia e Bernadete
17h00 CineDoc
19h00 Roda de capoeira
19h30 Grupo de Discussão: Movimento Estudantil; Gênero & Sexualidade
21h00 Jantar
22h00 Balanço do dia


Estamos juntos! A luta é uma só!



Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé,
Se acabarem com seu carnaval?

Um comentário:

  1. www.cagea.wordpress.com

    Cobrir de solidariedade as greves e lutas de nossos colegas da UEG e UNESP!

    Brasília, 13 de junho de 2013

    Nós do Centro Acadêmico de Geografia da UnB, viemos por meio desta nota demonstrar nossa profunda solidariedade com as justas reivindicações dos estudantes e trabalhadores de todas as unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

    No primeiro caso (UEG), nós temos uma grande greve unificada de professores, servidores e estudantes que através de assembleias unificadas se organiza e combate o Governo Estadual por melhorias na educação, reivindicando laboratórios, restaurantes e moradias estudantis, aumento salarial para os trabalhadores, dentre outras bandeiras que expressam a situação de precarização dos campi do interior de Goiás. Essa precarização se dá tanto em relação as condições de estudo quanto as de trabalho (alto número de trabalhadores terceirizados e professores temporários sem dedicação exclusiva são contratados etc.). Nesse sentido, saudamos a greve na UEG e aproveitamos também para denunciar qualquer tipo de atitude repressiva do Estado (através da polícia e/ou de processos administrativos contra grevistas), e também a repressão advinda da própria comunidade universitária, ou seja, dos famosos “fura-greves” ou “pelegos” que atacam a coletividade para tentar impor suas vontades individualistas (tal como ocorreu recentemente na UEG-Formosa com a agressão de um professor “fura-greve” a um aluno de geografia).

    Já na UNESP a greve começou como uma mobilização da base estudantil, através de importantes e históricas assembleias estudantis que aprovaram greve em Assis, Marília e Ourinhos, principalmente por condições de acesso e permanência dos estudantes filhos de trabalhadores com melhorias nas moradias, restaurastes universitários e contra o PIMESP. Esta greve foi se alastrando por outros campi e também contagiou os professores e servidores. As pautas unificadas atualmente defendidas pelos estudantes, professores e servidores são: Permanência estudantil; Não ao Pimesp; Paridade entre os três segmentos nos órgãos colegiados; Reajuste salarial de 11% para servidores técnico-administrativos e docentes; Isonomia de pisos e benefícios; Não à repressão aos movimentos sociais. Saudamos especialmente o próximo Conselho de Entidades Estudantis da UNESP/FATEC (CEEUF) a ser realizada nesse próximo final de semana (do dia 14 a 16/06) e desejamos que este seja um ótimo espaço de debates e articulação da luta combativa dos estudantes.

    Por fim, deixamos claro a importância dessas greves na conjuntura de lutas de todo o movimento estudantil nacional e convocamos todos esses estudantes em greve a radicalizarem suas lutas, tal como estão radicalizando-se as lutas contra os aumentos de passagem no Brasil inteiro (São Paulo, Natal, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiánia etc.), pois cada vez mais fica mais claro que é a ação direta das massas, a voz das ruas, que poderá nos trazer uma nova esperança de vitórias e conquistar ,elhores condiões de vida, estudo e trabalho. Chega de ilusão, é hora de ação!

    TODA SOLIDARIEDADE AS GREVES ESTUDANTIS DA UEG E DA UNESP!
    PARA BARRAR A PRECARIZAÇÃO, GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!
    VITÓRIA AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES!

    * * *

    Fonte de informações:

    UEG: http://www.movimentomobilizaueg.blogspot.com.br
    UNESP: http://www.cem-unesp2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir